sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bastidores - Boleiros têm propensão à doença neurológica

Redação FutGol

Estudo mostra que as causas seriam analgésicos, doping e traumas das divididas

O problema do técnico Ricardo Gomes levantou uma questão: jogadores de futebol têm mais chance de desenvolver problema neurológico, segundo estudo do Departamento de Neurociência da Universidade de Turim, na Itália. O grande perigo que ronda os boleiros é a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurológica caracterizada por fraqueza e atrofia muscular. “Degenerativa e sem cura, enfraquece o tecido muscular, causando atrofia, além de endurecer a lateral da medula espinhal”, explica Santino Lacanna, neurologista da Unifesp.

É a mesma doença de Washington, que coincidentemente jogou com Ricardo no Fluminense, e dos italianos Borgonovo (ex-Milan), Signorini, ex-capitão do Genoa que morreu em 2002, e Lombardi (ex-Avellino, morto em 2007). Um grupo de 24.000 ex-jogadores profissionais foi pesquisado entre 1960 a 2006. Descobriu-se que 50 deles tinham a doença.

A explicação? Além da predisposição genética, o risco pode estar ligado ao uso de substâncias analgésicas, a traumas cranianos ou em articulações, a cianobactérias presentes nos gramados, ao doping, ou a suplementos alimentares que abusam de proteínas. Amigo pessoal de Washington, doente desde 2008, e de Ricardo Gomes, Carlinhos Neves, preparador físico do São Paulo, duvida do estudo: “Não é possível que haja ligação.”

VÍTIMAS DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA
Washington
Campeão do Pan em 1987 e ídolo do Fluminense, o camisa 9 do casal 20 – com Assis – sofre com a ELA desde 2006. Jogos beneficentes ajudam a pagar suas altas despesas. Aos 49 anos, vive em Curitiba.

Stefano Borgonovo
O ex-atacante de Milan, Fiorentina e seleção italiana era treinador do Como, em 2005, quando descobriu a doença. Segundo os ex-colegas, ele era um piadista. Aos 45, vive numa cadeira de rodas.

Gianluca Signorini
O zagueiro e capitão do Genoa até 1995 foi diagnosticado em 1999. Perdeu a voz em 2001 e, após três anos de sofrimento, morreu aos 42 anos em 2002. Seu filho Andrea também joga no clube.

Fonte: Jornal Placar

Leia Mais

Nike apresenta camisa da seleção feita de garrafas recicladas

Redação FutGol

A Seleção Brasileira de Futebol vai buscar o hexacampeonato mundial na Copa da África do Sul vestindo o uniforme mais ecológico e tecnicamente avançado da história do futebol.
O novo modelo, apresentado pela Nike nesta quinta-feira em Londres (ING), foi desenvolvido com poliéster reciclado. Cada camisa é feita com oito garrafas Pet, que foram retiradas do meio-ambiente. A tecnologia também está presente na camisa azul da Seleção, lançada na semana passada, e nos uniformes das outras oito nações que serão vestidas pela Nike na Copa 2010: Holanda, Portugal, Estados Unidos, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Sérvia e Eslovênia.
A camisa amarela da Seleção chega às lojas em duas versões, sendo uma idêntica a dos jogadores, ao preço sugerido de R$ 239,90, e uma réplica a R$ 199,90.
“A linha de uniformes para a Copa do Mundo foi projetada para proporcionar aos jogadores uma vantagem competitiva ainda maior”, afirma Tiago Pinto, diretor de marketing da Nike do Brasil.
“Os uniformes mantêm os jogadores mais secos, frescos e confortáveis, permitindo que eles mantenham uma excelente temperatura corporal e tenham o melhor desempenho em campo”, diz.

Leia Mais

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Resultados Copa do Brasil

Resultados dessa quarta-feira, 24/02/2010, pela Copa do Brasil.

Jogos de ida:
ASA 0x0 Nacional-AM
Ituiutaba 2x3 Goiás
São José-AP 1x1 América-RN
Ivinhema 1x1 Náutico
Uberaba 1x0 Londrina
São Mateus 1x2 Remo
Araguaína 0x1 Guarani
Chapecoense 3x0 Brasiliense
Picos 0x5 Ceará*
Confiança 1x1 Fluminense
Ypiranga-RS 0x3 Avaí*
Naviraiense 0x1 Santos
Juventus-AC 0x7 Atlético*
Brasília 2x4 Sport*
Atlético-RR 0x7 Portuguesa*
Luverdense 0x1 Coritiba
América-AM 0x1 Santa Cruz

Jogos de volta:
Juventude 0x1 Corinthians-PR*
Ponte Preta* 4x0 Lideral
Treze 2x1 Votoraty*
Paysandu* 3x1 Potyguar
Atlético-PR* 4x0 Vilhena
Fortaleza* 3x2 Tigres-RJ
Paraná* 6x1 Cerâmica
* classificados

Leia Mais

Ceará goleia e descarta o segundo jogo na Copa do Brasil

Redação FutGol

Atuando fora de casa na noite desta quarta-feira, o Vozão superou o Picos, do Piauí, pelo placar de 5 a 0 e avançou à segunda fase da Copa do Brasil. Por ter vencido por um marcador acima de dois gols de diferença, o alvinegro conquistou sua vaga sem a necessidade do confronto da volta.
Embalado pela goleada desta noite, o Ceará enfrenta na próxima fase o Corinthians Paranaense.
Desde o início do confronto, o Ceará apresentou-se muito melhor que o adversário e impôs seu ritmo de jogo. Logo aos 20 minutos da primeira etapa, Esley aproveitou oportunidade e abriu o marcador para o time de Fortaleza. Melhor em campo e dominando completamente o duelo, o Vozão aumentou a diferença com 38 minutos. Leozinho bateu pênalti com categoria e fez o placar mínimo para avançar a equipe de PC Gusmão à próxima etapa da competição.
A facilidade encontrada pelo Ceará tornou-se ainda maior na segunda etapa do jogo. Aos 11 minutos, Fabrício fez o terceiro. Depois de converter a penalidade máxima no tempo inicial, Leozinho encontrou novamente as redes aos 19. Aproveitando a fragilidade do Picos, o Vovô fechou o massacre aos 43, com Misael.

Leia Mais

Fortaleza derrota Tigres e avança na Copa do Brasil

Redação FutGol

Depois do empate por 2 a 2 na primeira partida, no Rio de Janeiro, o Tricolor de Aço superou o Tigres do Brasil por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, e se classificou à segunda fase da Copa do Brasil. Guto, Betinho e Jhones garantiram a passagem do clube cearense. Oziel e Jefinha descontaram.
Em uma partida emocionante, o Fortaleza penou para garantir sua vaga à próxima etapa da Copa do Brasil. A equipe abriu o marcador aos 26 minutos do primeiro tempo, com Guto. A vantagem aumentou ainda mais aos 15 minutos da segunda etapa, quando Betinho ampliou o placar. No entanto, Oziel, aos 18, e Jefinha, aos 35, igualaram o marcador e calaram as arquibancadas. Mas, com 41, Jhones assinalou o tento da vitória e classificou o Fortaleza.

Leia Mais

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fortaleza vence Ferroviário e está na final do primeiro turno

Redação FutGol

Neste domingo, o Fortaleza venceu o Ferroviário, na semifinal do primeiro turno, e se garantiu na decisão contra o Guarany de Sobral.
A partida, realizada no Estádio Castelão, começou movimentada e logo aos 5 minutos o Ferroviário, líder da primeira fase do Estadual, abriu o placar. Depois de um escanteio pela esquerda, o zagueiro Pereira subiu mais alto que todo mundo e assinalou o gol do 'Peixe'.
Mesmo com o gol, o Fortaleza não desanimou e 15 minutos depois, chegou ao empate. Betinho, depois de uma bola alçada na área, usou a cabeça para igualar o marcador.
O jogo continuou equilibrado na segunda etapa com chances boas dos dois lados, contudo ambas as equipes pecavam na finalização. Até que, aos 18 minutos, o meia Alex Gaibu, recebeu livre de marcação dentro da área e chutou no ângulo do goleiro do Ferroviário, decretando assim a vitória do 'Leão'.

Leia Mais