segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fortaleza bate Ceará nos pênaltis e leva tetra do Estadual

Redação FutGol

O Ceará venceu o Fortaleza por 2 a 1 no tempo normal e levou a decisão do Campeonato Cearense aos pênaltis depois de ter perdido o jogo de ida por 1 a 0. Na decisão por pênaltis, porém, o rival foi quem se deu melhor neste domingo e conquistou o tetracampeonato estadual consecutivo no Castelão.
Pelo regulamento, qualquer que fosse a vitória do Ceará, a decisão seria nos pênaltis. E foi o que aconteceu. A equipe de Porangabuçu balançou a rede com Misael e Geraldo, enquanto o Fortaleza marcou com Tatu. Nas penalidades, brilhou o goleiro Fabiano, vazado em uma única cobrança.
No primeiro jogo, disputado há uma semana, o Ceará entrou em campo como favorito por ter sido campeão invicto do segundo turno. Mas, com gol de Paulo Isidoro, o Fortaleza venceu pela diferença mínima e conquistou a vantagem de poder empatar na partida de volta para ficar com mais um título.
Para este domingo, as duas equipes tinham portanto dois objetivos diferentes. Os comandados de Paulo César Gusmão queriam a vitória a todo custo - qualquer placar positivo levaria a decisão à cobrança de pênaltis -, enquanto Zé Teodoro fecharia o Fortaleza para, no mínimo, conseguir a igualdade.
Depois de uma etapa inicial ideal para o time tricolor, o placar foi inaugurado aos dois minutos do segundo tempo, quando o atacante Misael pôs o Ceará à frente no marcador. As táticas então se inverteram: o Fortaleza precisava de um gol para ser campeão, e o rival já esperava os pênaltis.
Aos 28 minutos da segunda etapa, no entanto, o Fortaleza chegou ao empate com gol do atacante Tatu. Mas o meio-campista Geraldo, que retornou ao Ceará recentemente após uma boa campanha em 2009, marcou 11 minutos mais tarde e voltou a deixar a equipe alvinegra em vantagem no clássico.
Nos pênaltis, Paulo Isidoro iniciou a série e pôs o Fortaleza na frente. O Ceará empatou com Fabrício, mas viu Guto em seguida fazer o segundo tricolor. O Ceará então perdeu com Erick Flores, Ernandes e Misael, enquanto o Fortaleza desperdiçou somente a cobrança de Bruno de Jesus e se sagrou campeão.
Com o revés, o Vovô agora se volta para a disputa do Campeonato Brasileiro após 16 anos distante da elite nacional. Antes, porém, tem um amistoso internacional com o PSV Eindhoven, nesta quarta-feira. Já o Leão, rebaixado no ano passado, segue a temporada com moral para tentar voltar à Série B.

Leia Mais